Escrito por Renato Sousa em Set 8, 2011 |

Criado e desenvolvido por Eiichiro Oda, One Piece é um dos animes com mais sucesso nos últimos tempos. Particularmente no Japão, onde tem conseguido feitos que apenas o mítico Dragon Ball de Akira Toriyama conseguiu. Assim sendo, o ptAnime decidiu fazer uma análise pormenorizada a esta fantástica série no seu post inaugural.

 

A História

One Piece conta-nos as aventuras de Monkey D. Luffy, um jovem pirata que após completar 17 anos decide deixar a sua vila para se lançar nos grandes mares à conquista de um sonho. Ser o Rei dos Piratas! Tal título significa encontrar o lendário tesouro, One Piece, deixado por Gol D. Roger, último Rei dos Piratas.

Luffy começa então por reunir membros para a sua tripulação enquanto navega nos mares do East Blue. Zoro, Nami, Usopp e Sanji são os primeiros a juntarem-se a Luffy, naquele que é o mais recente grupo de piratas, intitulado de Straw Hat Pirates. O nome está ligado ao chapéu de Luffy que lhe foi confiado pelo seu mentor, Shanks, com a promessa de ser devolvido mais tarde quando o herói da história for um grande pirata.

Para isso, Luffy terá que enfrentar piratas já reconhecidos nos mares recorrendo ao poder do fruto do diabo (Devil Fruit) que comeu quando era mais novo. Os Devil Fruits concedem poderes impensáveis, retirando no entanto a habilidade de nadar a quem os comer. Luffy comeu o fruto Gomu Gomu no Mi que transformou o seu corpo em borracha e que lhe permite assim esticá-lo como quiser.

Depois de percorrido o East Blue, os Straw Hat Pirates entram finalmente na Grand Line, corrente marítima navegada por piratas e habitada por criaturas de todos os tipos e feitios, onde é certo que algures por lá se encontra o tesouro de Roger.

Até ao One Piece uma longa caminhada espera Luffy e a sua tripulação. Jornada essa que inclui o confronto com poderosos inimigos, a realização de novas amizades e claro, uma maior perseguição por parte da Marinha (Marines), que é a instituição responsável por manter a paz no planeta, capturando e executando piratas.

 

One Piece

 

Ambiente e Enredo

One Piece engloba um pouco de tudo. Provavelmente vem daí o grande sucesso. Aqui é possível encontrar momentos de humor, acção, suspense e sofrimento. As batalhas são intensas, as emoções são facilmente transmitidas cá para fora e a distinção entre o bem e o mal é eticamente bem feita. Com uma receita destas não é difícil agradar a todos os gostos.

Para além do mais, sendo uma série que já vai com mais de 500 episódios cada vez temos mais personagens. Isto é sinónimo de mais ligações entre elas, o que permite mesmo ao próprio autor criar surpresas inesperadas em qualquer altura do anime.

O ambiente que Oda usou é semi-real. A acção desenvolve-se no planeta Terra, no entanto, a distribuição dos mares e do solo não é feita da mesma maneira. No mundo de One Piece, o globo foi divido em quatro partes iguais por duas linhas. A Grand Line e a Red Line.

A Grand Line como já se falou é o mar onde todos os piratas querem ir e onde se vai passar grande parte da história. Por seu lado, a Red Line é um muro (solo) que também atravessa o globo de um lado ao outro. As quatro partes criadas por estas duas linhas são os mares onde todos os piratas começam as suas aventuras. São elas o North Blue, South Blue, East Blue e West Blue. A imagem que se segue ajuda à explicação apresentada.

 

One Piece Grand Line

 

As Personagens

Com um número de personagens tão alargado seria complicado estar aqui a falar de todas elas. Vou no entanto destacar aquelas que são mais importantes, com excepção de Luffy que já falei bastante em cima, e que vocês certamente já perceberam o tipo de personagem que é.

Na história, o primeiro a juntar-se ao capitão de borracha é Zoro, personagem que ambiciona ser o melhor espadachim do mundo. Para isso terá que derrotar fortíssimos adversários incluindo o maior de todos, Dracule Mihawk. Mihawk tem também ele um papel interessante nesta série, como vamos comprovar com o passar dos episódios.

Segue-se Nami, a navegadora dos Straw Hats, que deseja um dia conseguir desenhar um mapa completo da Grand Line. Este é sem dúvida o factor que a leva a juntar se a Luffy e companhia. Nami é também super ambiciosa, o que significa que no que toca a dinheiro ninguém lhe consegue passar por cima.

O quarto elemento desta tripulação é Usopp. Filho de Yasop, este jovem sonha ser um grande guerreiro dos mares. Usopp é detentor de uma pontaria soberba no que toca a armas de longa distância. Esta personagem é super gabarolas, mas quando se encontra frente a frente com grandes inimigos torna-se um grande medricas. A grande questão é se vai ser assim até ao final, ou os seus amigos lhe vão transmitir alguma coragem.

Mais tarde junta-se Sanji, o cozinheiro da equipa. Este só usa as pernas para combate já que as mãos são para a cozinha. Louco por mulheres, o quarto pirata a juntar-se a Luffy não vai dar descanso a Nami e não só.

Posso ainda referir Tony Tony Chopper, que vai surgir mais tarde e será o médico da equipa. Os outros elementos deixo para vocês descobrirem a ver a série.

Fora dos Straw Hats é importante referir Shanks, o mentor de Luffy e ainda Buggy, um pirata com aspeto de palhaço, que vem trazer uma vertente mais cómica à série. Este julga-se poderoso contudo, não é assim tão forte quanto isso.

 

One Piece Alabasta

 

Juízo Final

Na minha sincera opinião, One Piece é um dos melhores animes de sempre. O fantástico enredo que tem, as batalhas longas e intensas e o traço de humor que lhe foi incutido são de louvar. Não há muito mais para dizer até porque as palavras podem ser insuficientes. Vejam por vocês e tirem as vossas conclusões. Não vai ser tempo perdido. Acreditem!

Aos que já viram esta série convido-os a deixarem aqui os seus comentários para limparem as dúvidas aos ainda indecisos. Afinal, várias opiniões contam mais do que uma.

 

please install flash

 

Source: ptanime.com

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s